undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
HISTÓRIA

HISTÓRIA

História da COGIC

"E de repente veio um som do céu, como um vento forte, e encheu toda a casa onde estavam sentados.

 Então lhes apareceram línguas divididas, como de fogo, e uma se assentou sobre cada uma delas

 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes dava expressão " Atos 2: 2-4


O COGIC
é uma Igreja do Senhor Jesus Cristo, na qual a Palavra de Deus é pregada, as ordenanças são administradas e a doutrina da santificação ou santidade é enfatizada como sendo essencial para a salvação da humanidade.


A IGREJA DE DEUS EM CRISTO (COGIC)
 é uma denominação cristã pentecostal-santidade fundada em 1897 pelo bispo Charles Harrison Mason. É considerado um membro do grande corpo de igrejas protestantes, embora suas origens sejam de dentro da igreja Batista.

Nomeado para 1 Tessalonicenses 2:14, o COGIC enfatiza a importância das três manifestações extraordinárias sobrenaturais que ocorreram no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa ou Páscoa) como sendo necessárias para experimentar todos os crentes em Cristo Jesus; o som do céu de um vento forte, o aparecimento de línguas de fogo sobre os crentes e o poder de falar em línguas, de acordo com as escrituras de Atos 2: 1-4.

HISTÓRIA

Em 1895, o Élder Charles Harrison Mason conheceu o Élder CP Jones, de Jackson, MI; Élder JE Jeter de Little Rock, AR; e o Élder WS Pleasant, de Hazelhurst, MI, que se tornaram companheiros íntimos do bispo Mason no ministério.

Os pregadores batistas realizaram um reavivamento em 1896 em Jackson, MI, onde um grande número de pessoas foi convertido, santificado e curado pelo poder da fé. Contudo, os ensinamentos do Élder Mason sobre a doutrina da santificação causaram sua expulsão da denominação batista sob a Convenção Estadual do Mississippi.

Em 1897, quando ele e seu grupo de pregadores pioneiros e persistentes retornaram a Jackson, o Élder Mason foi forçado a transmitir sua primeira mensagem dos degraus do tribunal local. John Lee forneceu a sala de estar de sua casa na noite seguinte e, devido ao grande número de participantes, um Sr. Watson ofereceu posteriormente o uso de um armazém abandonado. Logo foi comprada a terra, na qual o Élder Mason estabeleceu uma pequena igreja com o Élder Mason, o Élder Jones, o Élder Agradável e 60 membros fundadores.

Em março de 1907, o Élder Mason, o Élder Young e o Élder Jeter viajaram para Los Angeles, CA, para assistir ao Avivamento da Rua Azusa, liderado pelo Ministro William J. Seymour. Isso se tornou um ponto de virada para o Élder Mason quando ele experimentou um derramamento do Espírito Santo:

“O Espírito veio sobre os santos e sobre mim. Então desisti do Senhor para que Seu caminho estivesse dentro de mim. Então veio uma onda de Glória dentro de mim e todo o meu ser foi preenchido com a Glória do Senhor. Então, quando Ele me pôs de pé, veio uma luz que envolveu todo o meu ser acima do brilho do sol. Quando abri minha boca para dizer Glória, uma chama tocou minha língua que descia por mim. Meu idioma mudou e nenhuma palavra eu poderia falar na minha própria língua. Oh! Eu estava cheio da Glória do Senhor. Minha alma ficou satisfeita. - Bispo Charles Harrison Mason

Ao retornar a Memphis, o Élder Mason começou a proclamar sua nova experiência pentecostal. No entanto, os contemporâneos do Élder Mason, Élder Jeter, Élder Jones e outros, consideravam sua nova experiência do Espírito Santo uma ilusão. A Assembléia Geral da igreja retirou a “mão direita da comunhão” do Élder CH Mason, que então convocou uma conferência em Memphis, TN de todos os ministros que acreditavam em receber o batismo do Espírito Santo de acordo com as escrituras de Atos 2: 1 -4. Os que responderam à chamada urgente do Élder Mason foram: ER Driver, J. Bowe, RR Booker, RE Hart, W. Welsh, AA Blackwell, EM Page, RHI Clark, DJ Young, James Brewer, Daniel Spearman e JH Boone.

A IGREJA DE DEUS EM CRISTO

Em 1907, foi organizada a primeira Assembléia Geral Pentecostal da Igreja de Deus em Cristo. O Élder CH Mason foi escolhido por unanimidade como Superintendente Geral e Apóstolo Chefe da denominação. Ele recebeu total autoridade para estabelecer doutrina, organizar auxiliares e nomear superintendentes.

Sob a direção espiritual e apostólica do bispo Mason, a Igreja de Deus em Cristo cresceu de 10 congregações em 1907 para o maior grupo pentecostal da América hoje, registrando mais de 5 milhões de membros. O Conselho Nacional de Igrejas classifica-o como a maior denominação pentecostal e a quarta maior denominação cristã nos EUA.

Internacionalmente, o COGIC pode ser encontrado em mais de 60 países, incluindo Egito, Costa do Marfim e Israel. Estima-se que seus membros globais estejam entre 6 e 8 milhões, incluindo mais de 15.000 congregações em todo o mundo.